AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 4º BIMESTRE

sábado, 18 de dezembro de 2010

             EEM EDITE ALCÂNTARA MOTA
                 AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

Aluno(a) _________________ Nº ______
Prof. Gleiz Série: 2º Ano ___ Turno: Manhã

I - MARQUE A ALTERNATVA CORRETA
01 – Questão:
“Tinha de haver uma luta [...]. Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte a lavoura em pequena escala, o transporte por navios, as manufaturas que cresciam, tudo produzido pelo trabalho branco; no sul havia a monocultura com o trabalho negro. [...] Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra civil.”
(HUBERMANN, Leo. Historia da riqueza dos Estados Unidos.
Ed. São Paulo, 1983.)

Este texto remete as guerras de Secessão Norte Americano (1816-1865) que teve como conseqüência (s):

I. A marginalização do negro que, após a escravidão passou a sofrer uma serie de pressões, inclusive de organizações, como a Ku Klux Klan.
II. A aprovação de tarifas protecionistas que levaram ao avanço do processo capitalista Norte-americano.
III. A vitória da industrialização, a desorganização econômica do sul escravocratas, o rompimento do isolacionismo é o inicio da política imperialista.
Está(ao) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III

02 – Questão: considerando-se as relações entre a América Latina e os estados unidos a partir de meados do século XIX, é correto afirmar que:
a) a abertura do canal no estreito do panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais equilibradas entre as Américas.
b) A consolidação dos Estados antilhanos e centro-americano viabilizou o apoio constante do governo norte-americano ás democracias dessa região.
c) A derrota no México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do território mexicano para este pais.
d) A política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodoro Roosevelt, visava estreitar o dialogo diplomático entre os paises americanos.

3 – Questão:
“Precisamos matar para sempre o principio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o próprio destino. Se, por ventura, uma parte desse povo, constituindo um Estado independente, pretendesse unir-se a nosso confederação, está seria uma questão que só a ele é a nós caberia determinar, sem qualquer interferência estrangeira.”O discurso acima, de 2 de dezembro de 1845 reafirmava a crença do presidente Polk na expansão do território Americano.
O conjunto de idéias que melhor explica essa crença é:
a) o New Deal.
b) a Doutrina Truman.
c) o Destino Manifesto.
d) a política de boa vizinhança.
4 – Questão: A incorporação de novas áreas entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacifico, deveu-se fundamentalmente:
a) a um avanço natural para o oeste tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus.
b) aos acordos com as lideranças indígenas Sioux e Apache, tradicionalmente aliadas aos brancos.
c) a vitória na guerra contra o México que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território.
d) a compra de território da Inglaterra e a Rússia que assumiram uma posição pragmática diante do avanço Norte-Americano para o oeste.
e) a compra de territórios da França e da Espanha que estava, naquele período, atravessando graves crises econômicas na Europa.

5 – Questão: “A Ku Klux Klan foi originado para segurança própria [...] o povo do sul se sentiam muito inseguro. Havia muitos nortista vindo para cá [sul], formado ligas por todo pais. Os negros estavam se tornando muito insolentes e povo branco sulista de todo Estado de Tennessee estava bastante alarmado”

A leitura desse depoimento, dado por um membro da Ku Klux Klan permite entender que essa organização tinha por objetivo:
a) assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos membros na eleições.
b) Impedir a formação de ligas entre nortista e negros que proponha a reforma agrária na terra do sul dos Estados Unidos.
c) Unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com o apoio dos nordestinos, tivessem direitos garantidos pelo governo.
d) protegendo os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criava empecilhos para o desenvolvimento econômico do estado sulista.
e) evitar confrontos com os nordestinos, que protegia os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.

6 – Questão: A guerra civil Americana afetou diretamente a industria têxtil inglesa. A carência de matéria-prima levou a Inglaterra a incentivar o cultivo do algodão em varias partes do mundo. Em 1861, chegaram remessas de sementes de algodão a São Paulo distribuídas pela associação para suprimento do algodão de manchester. Em 1863, foram enviados os primeiros sacos produzidos nas terras do coronel Manuel Lopes de Oliveira. Os relatórios confirmaram a boa qualidade do algodão paulista.
a) explique porque se pode considerar a guerra civil americana uma experiência decisiva para o capitalismo dos EUA.
R: o capitalismo industrial se desenvolveu e o trabalho livre foi consolidado
b) a partir do texto, quais os vínculos entre a agricultura paulista e a industria inglesa?
R: Fato que levou a Inglaterra a estimular o plantio do produto na provincia de São Paulo

7 – Questão: “De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte-americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, concertou-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt.”
a) Qual a proposta da Doutrina Monroe?
R: Propunha uma união das nações do continente americano sob a liderança dos Estados Unidos

8 – Questão:
Mark Twain propõe mudar a bandeira
(...) Em plena euforia imperial, os Estados Unidos se lembra a conquista do Havaí, Samoa e as Filipinas, Cuba, Porto Rico é uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos ladrões. O Oceano Pacifico e Mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos, e esta nascendo a United Fruit Company:as o escritor Mark Twain, velho estraga-festa, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz, as litas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as estrelas. (...)”
Há exatos cem anos, os Estados Unidos da América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e econômico que afetou, igualmente, as grandes potências européias e o Japão.
a)Nomeie esse processo e cite uma de suas principais características econômicas.
R: Imperialismo, cuja principal característica econômica é utilizar os territórios dominados como mercado consumidor cativo dos interesses do país dominante.
b) Explique as razões de Mark Twain para sua proposta.
R: Identificava os efeitos nefastos e desumanos do expansionismo norte-americano para as nações dominadas.





1 comentários:

LionMaxdriver disse...

Orra valeeu ae ajudo muito :)

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