AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

                                                    

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA


Aluno(a) ___________________________Nº ______
Prof. Gleiz Série: 2º Ano ___ Turno: Manhã

1. Avalie as seguintes afirmações:
I. Muitas vezes, uma região natural serve para a definição de uma região de planejamento.
II. A região natural apresenta limites zonais, pois aí ocorrem faixas de transição entre ecossistemas contíguos.
III. A região de planejamento apresenta limites lineares, pois surge de um ato político de delimitação de competências administrativas.
IV. Os limites da Amazônia Legal não coincidem com os da região Norte, pois abrangem áreas localizadas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
a) São verdadeiras apenas as afirmações II e III.
b) São verdadeiras apenas as afirmações I, II e III.
c) São verdadeiras as afirmações I, III e IV.
d) São verdadeiras as afirmações I e IV.
e) Todas as afirmações são verdadeiras.

2. A usina hidrelétrica de Tucuruí represente uma das infra-estruturas cruciais para os projetos mineiro-industriais da Amazônia Oriental.
a) Onde se localiza a usina? No rio Tocantins, no sul do Pará.
b) Como ela se integra aos projetos mineiro-industriais da Amazônia Oriental?
A usina fornece eletricidade aos projetos minero-industriais da Amazônia Oriental.

3. Sobre a Zona Franca de Manaus, identifique a alternativa incorreta:
a) Foi instituída como um enclave industrial da Amazônia, dependendo da isenção de impostos de importação e exportação.
b) O sucesso econômico da Zona Franca traduziu-se pela consolidação de um parque industrial eletro-eletrônico.
c) O crescimento industrial de Manaus associou-se a um aumento descontrolado da população urbana da capital do Amazonas.
d) As empresas estabelecidas na Zona Franca utilizam, basicamente, matérias-primas regionais e exportam produtos para o Centro-Sul Brasileiro.
e) A abertura comercial da economia brasileira, na década de 1990, provocou forte redução dos empregos industriais diretos na Zona Franca, que conheceram recuperação após 1999.

4. Caracterize, sistematicamente, as finalidades do:
a) Sistema de vigilância da Amazônia (Sivam)
proteger as fronteiras setentrionais

5. O oeste do Maranhão encontra-se, simultaneamente, nas áreas de atuação da Sudene e da Sudam. Porque isso ocorre? Pois depende da eletricidade fornecida pela usina de Tucuruí e do eixo de transporte da E. F. Carajás.

6. Sobre o Nordeste do Brasil, é verdadeiro afirmar que:
a) Na zona da Mata açucareira predominam as pequenas propriedades agrícolas ocupadas com a policultura.
b) As atividades industriais implantadas a partir da Sudene possibilitaram eliminar as desigualdades regionais do país.
c) O avanço do capitalismo no campo vem provocando mudanças nas relações de trabalho e possibilitando o acesso à terra para a maioria dos trabalhadores rurais.
d) O litoral nordestino apresenta-se homogêneo quanto ao seus aspectos físicos, uso do solo e exploração econômica.
e) A Sudene foi criada com o objetivo de integrar a região ao processo de expansão do capitalismo nacional com base na industrialização.

7- Identifique a proposta de modelo de desenvolvimento alternativo para a Amazônia, inspirada pelo movimento social liderado pelo seringueiro Chico Mendes.
a) Área de proteção ambiental: área em geral extensa e com ocupação humana, possuindo elementos abióticos e culturais importantes, tendo como objetivos proteger a biodiversidade, disciplinar a ocupação e garantir a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.
b) Reserva extrativista: área usada por populações tradicionais, cuja base econômica é o extrativismo complementado por agricultura de subsistência e criação de pequenos animais, tendo como objetivo básico proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, bem como o uso sustentado dos recursos naturais.
c) Floresta Nacional: área em geral extensa e com ocupação humana, possuindo elementos abióticos e culturais importantes, tendo como objetivos proteger a biodiversidade, disciplinar a ocupação e garantir a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.
d) Parque Nacional: área usada por populações tradicionais, cuja base econômica é o extrativismo complementado por agricultura de subsistência e criação de pequenos animais, tendo como objetivo básico proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, bem como o uso sustentado dos recursos naturais.
e) Reserva Biológica: área em geral extensa e com ocupação humana, possuindo elementos abióticos e culturais importantes, tendo como objetivos proteger a biodiversidade, disciplinar a ocupação e garantir a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

8 . Nos últimos anos, as taxas de crescimento urbano da Amazônia foram bastante elevadas. Segundo o censo 2000 ( IBGE ), 70% da população da região vive em núcleos urbanos. Entre as causas que melhor justificam esse crescimento, é correto citar:
a) a instalação da zona franca de comércio em Manaus e a construção da rodovia transamazônica;
b) o esgotamento da capacidade de absorção de mão-de-obra dos grandes centros da região sudeste e a migração de suas indústrias para a área de Carajás.
c) as altas taxas de natalidade no meio rural, que obrigam parte dos filhos dos agricultores a procurar meios de sobrevivência nas cidades de mineração.
d) as políticas de ocupação da Amazônia, a ampliação da fronteira agropecuária e a doação do modo agroindustrial de produção.
e) o fato de o solo da região amazônica ser pobre e incapaz de produzir altas quantidades de alimentos, o que obriga as pessoas a migrar para as cidades.



0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Holanda 2 x 1 Brasil