Avaliação de História do 2º Ano - 3º Bimestre

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EEM EDITE ALCÂNTARA MOTA

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

ALUNO(A) ____________________ Nº _____
PROF. GLEIZ   SÉRIE: 2º ANO_ TURNO: TARDE


01 – Questão: A Era Napoleônica (l799 – 1815) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio do poder construído pelos Estados europeus.

Sobre a Era Napoleônica, é correto afirmar que no:

a) 18 de Brumário (9/11/1799), o Diretório Nacional, controlado pelos jacobinos revolucionários, iniciou uma série de execuções políticas, o chamado “Período do Terror”, encerradas pela conquista de Paris pelas forças napoleônicas.

b) Consulado (1799 – 1804 ), os ideais revolucionários liberais da burguesia francesa tais como a promulgação do Código Civil e a reforma do ensino francês consolidaram-se.

c) Império (1804 – 1815 ), a aliança política e a coligação militar com a Áustria e a Prússia permitiram o avanço dos exércitos franceses contra a Rússia e a decretação do Bloqueio Continental contra a Inglaterra.

d) Governo dos Cem Dias (1815), Napoleão convocou uma Assembléia Nacional Constituinte, que estabilizou o país, promovendo a Inglaterra e a destruição da Dinastia dos Bourbons do trono francês.


02 – Questão: No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado o golpe do 18 Brumário, aconteceu:

a) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.

b) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.

c) Quando Napoleão, apoiado pelo exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.

d) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.

03 – Questão: Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

a) Teve resultados efêmero, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.

b) Fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sociopolíticas do Antigo regime.

c) Nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.

d) Foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou em mais de um século o progresso econômico da França.


04 – Questão: Sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, inspirada na Declaração de Independência dos estados Unidos e aprovada em 26 de agosto de 1789, na França, é incorreto afirmar que:

a) Determinava a supressão das distinções nobiliárquicas e a constituição de um tribunal revolucionário para julgar os inimigos da República recém-proclamada.

b) Determinava a consagração das liberdades individuais dos cidadãos.

c) Determinava o estabelecimento da igualdade de todos perante a Lei.

05 – Questão: A inauguração da produção industrial no século XVIII, na Inglaterra, modifica a face da sociedade porque, exceto:

a) Transfere o controle da produção das mãos do trabalhador para as mãos do empresário capitalista.

b) Subordina as regras do mercado ao crescente volume da produção mecanizada.

c) Modifica o conceito de consumo, ampliando-o para muito além das necessidades básicas.

d) Propicia a formação de cidades industriais, superando o caráter rural das sociedades.

e) Transforma o trabalhador num ser submisso e alienado, inviabilizando as organizações de classe.

06 – Questão: “A revolução industrial foi também uma revolução de idéias”.

Todas as seguintes afirmações confirmam o teor dessa citação, exceto:

a) Estimulou a associação entre iguais na defesa de interesses comuns.

b) Permitiu o início de uma nova atitude para com os problemas da sociedade humana.

c) Estabeleceu um avanço na compreensão do domínio da natureza.

d) Garantiu seus benefícios ao conjunto dos cidadãos ingleses.


BOA SORTE!

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