A ORIGEM DO HOMEM

Loading...

Avaliação de História - 3º Bimestre

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EEM EDITE ALCÂNTARA MOTA

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

ALUNO(A) ____________________________________ Nº _____
PROF. GLEIZ       SÉRIE: 1º ANO ____         TURNO: TARDE

01 – Some a numeração das alternativas corretas:
(3) Podemos considerar patrimônio histórico material somente obras públicas construídas por prefeitos, governadores e presidentes;
(5) No Brasil os bens culturais são protegidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura );
(7) Os primeiros prédios e edifícios protegidos no Brasil faziam referência à tradição da colonização portuguesa;
(9) Casas de farinha, vilas operárias, senzalas e objetos da cultura indígena também devem ser preservados para que a história de pessoas comuns e exploradas não desapareça.

SOMATÓRIA: 16
 
02 – Assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
a)( F) História e Memória são a mesma coisa.
b)(V) A História é o processo de análise e estudo das ações do homem no tempo.
c)(F ) Getúlio Vargas foi um presidente muito popular, apesar de não ter utilizados da propaganda em benefício de sua imagem.
d)(V) O historiador deve estar atento para as memórias de diversos grupos sociais evitando reproduzir a visão exclusivamente de elites políticas e econômicas.
e)(V) A memória se constrói a partir das tensões e conflitos que demonstram a disputa de diferentes visões de mundo e interesses.
f)(F) Moradores de rua e vendedores ambulantes não são fontes confiáveis para conhecer a história de um lugar.

03 – Assinale a alternativa incorreta.
a) A memória possui duas faces: lembranças e esquecimento;
b) Todas as pessoas lembram ou esquecem dos fatos de forma idêntica;
c) A sensibilidade, odores, sons e imagens são importantes para o processo de construção da memória;
d) Desemprego, secas, enchentes ou guerras são fatores que podem produzir interferência na memória social.
e) Experiências traumáticas ou violentas podem levar indivíduos a esconder ou esquecer de algumas experiências.

04 – Complete o quadro com as informações assimiladas: Sobre Patrimônio Imaterial, podemos afirmar ...

a) Ele é constituído de: _________________________________________

b) Cada povo tem: _____________________________________________

c) Preservar significa: __________________________________________

d) A educação patrimonial favorece: _______________________________

05 – Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, indicando ao final a opção que apresenta a ordem correta.
( ) O Patrimônio histórico se refere a prédios e documentos escritos.
( ) O Patrimônio ambiental é composto pelos recursos naturais e paisagísticos que despertam sentimentos de identificação para uma comunidade.
( ) O Rio Jaguaribe e o Acaraú atrapalham os colonizadores portugueses na época da conquista colonial.
( ) Rios, paisagens e florestas são exemplos de patrimônio ambiental.
a) V,V,V.V
b) F,F,F,F
c) F,V,F,V
d) V,F,V,F
e) V,V,F,F
 
06 – Escreva o que você acha sobre a importância da biografia para o estudo da história:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_ RESPONDA:

07 – O que é um registro histórico?
________________________________________________________________________________________________________________________

08 – O que significa ler o tempo?
________________________________________________________________________________________________________________________

09 – O que significa migração?
________________________________________________________________________________________________________________________

10 – O que é um patrimônio histórico material?
________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                          BOA SORTE!



0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Holanda 2 x 1 Brasil