AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 2º ANO

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
Aluno(a):_________________________nº ____
Professor:Gleiz Série:2º Turma:C/DTurno:Tarde 
01 – Questão:
“E se a lição foi aprendida
A vitória não será vã
Neste Brasil holandês,
Tem lugar para o português
E para o Banco de Amsterdam.”
                                                         (Chico Buarque e Rui Guerra, Calabar,1973.)
Baseando-se nos versos da peça de teatro Calabar, responda.
a) O que era o “Brasil holandês”?
R. Era a área litorânea localizada entre os atuais estados de Sergipe e Maranhão, dominada pelos holandeses entre 1640 e 1654. A sede desta possessão era Recife, em Pernambuco.
b) Por que os autores afirmam que no Brasil havia lugar “para o português e para o Banco de Amsterdam”?
R. Os holandeses forneciam escravos e empréstimo, e os senhores de engenho vendiam o açúcar a ser comercializado na Europa.

02 – Questão: Com relação ao domínio holandês no Brasil, no período colonial, pode-se afirmar que:
a) Os limites das suas conquistas ficaram restritos a Pernambuco, então a Capitania que mais produzia açúcar na Colônia;
b) O governo de Nassau, de acordo com a Companhia das Índias Ocidentais, procurou, juntamente com os produtores locais, incrementar ainda mais a produção de açúcar;
c) A partir de suas bases no Nordeste, os holandeses ampliaram o raio da sua dominação, chegando, em 1645, a conquistar a América peruana;
d) Oriundo de uma Holanda dividida pelas guerras de religião, o protestante Nassau fez do seu governo, em Pernambuco, um regime teocrático de protestantismo radical;
e) Nas regiões que dominaram, os holandeses transformaram a economia numa atividade igualmente lucrativa para Portugal e Espanha.

3 – Questão: A presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial:
a) Garantiu a manutenção do direito e liberdade de culto, o tabelamento dos juros e o financiamento das plantações.
b) Perseguiu os judeus e católicos através do tribunal do Santo Ofício.
c) Acelerou o processo de unificação política entre Espanha e Portugal.
d) Criou, no Brasil, instituição de crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses.
e) Visava à ocupação pacífica do Nordeste.

04 – Questão: Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o Quilombo de Palmares, que havia se formado deste o início do século XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o Quilombo de Palmares?
R. Foi o mais importante agrupamento de escravos fugidos do Brasil Colonial.
b) Explique por que o dia da morte de Zumbi é considerado o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
R. Zumbi foi o último de Palmares e sua biografia simboliza a luta afrodescendentes na defesa, a qualquer preço, da liberdade.

05 – Questão: As formas de arrecadação dos impostos estabelecidos pela Coroa eram variadas. Caracterize os seguintes impostos:
a) Quinto: 20% sobre o total minerado de ouro, prata e diamante.
b) Finta: Quantia anual fixa de aproximadamente 30 arrobas, cerca de 450 quilos.
c) Sistema de captação: A cobrança de um imposto por cabeça de escravos. 
d) Derrama: A cobrança dos quintos em atraso.

                                              BOAS FÉRIAS!!!

                                                Professor Gleiz.


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