A ORIGEM DO HOMEM

Loading...

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Aluno(a):_______________________ nº ________
Professor:Gleiz Série: Turma:C/D Turno:Tarde
01 – Questão: A estruturação do espaço geográfico na América latina continua em ritmo acelerado após a abertura dos mercados regionais, principalmente o Mercosul. A dinâmica do Mercosul necessitara de muita energia, inclusive o gás natural.
Baseado no exposto, podemos afirmar corretamente que:
a) O gasoduto Bolívia-Brasil ampliará o uso de energia alternativa no Brasil e permitirá que alguns meios de transporte reduzam a poluição.
b) O gasoduto Argentina-Paraguai parte da infra-estrutura regional e possibilitará maior integração com os países do norte da região.
c) O gasoduto Bolívia-Brasil mudará a organização do espaço brasileiro, mais precisamente nas regiões Norte e Nordeste.
d) O gasoduto Argentina-paraguai abastecerá as indústrias dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, principalmente no Brasil.
e) O gasoduto Bolívia-Brasil dificultará os acordos geopolíticos e geoeconômicos regionais entre países que compõem a América do Sul.
02 – Questão : Por um processo acentuado de crescimento, dois ou mais sítios urbanos acabam se unindo e formando uma paisagem urbana contínua que, inclusive, dificulta a delimitação territorial de cada um municípios integrados. O texto refere-se à:
a) Rede urbana
b) Conurbação
c) Sementeira urbana
d) Capital regional
e) Aglomeração
03 – Questão: A metrópole é o lugar em que se dão sucessivas adaptações do espaço urbano com o objetivo de atender às exigências do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades. A distinção entre as metrópoles e as outras cidades brasileiras pode ser identificada pela:
a) Construção de habitações para absorver a população oriunda da zona rural.
b) Construção de grandes avenidas perimetrais e radiais que cruzam a cidade.
c) Revitalização do sítio urbano e dos centros históricos para preservar a memória urbana.
d) Implantação da infra-estruturas e serviços que interligam e polarizam vários centros urbanos.
e) Valorização dos terrenos nas áreas periféricas por causa do crescimento horizontal da cidade.
04 – Questão: Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:
1. A partir da década de 1960, a integração do território pelas redes de transporte e comunicações e pelo mercado permitiu que o urbanização brasileira se tornasse, especialmente, um fenômeno generalizado.
2. Entre as décadas de 1960 e 1980, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
3. Durante as décadas de 1960 e 1970, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.
4. A partir da década de 1980, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.
Estão corretas as alternativas:
a) 1 e 3
b) 2 e 4
c) 1, 2 e 3
d) 2, 3, e 4
e) 1, 2, 3 e 4
05 – Questão: Avalie as afirmações seguintes:
A. O processo de substituição de importações repercutiu sobre a composição das exportações brasileiras, aumentando o peso dos manufaturados e reduzindo o dos produtos básicos.
B. Entre as décadas de 1930 e 1980, o Brasil comportou-se, quase exclusivamente, como exportador de café, açúcar, borracha natural e minério de ferro.
C. A abertura comercial da economia brasileira, no cenário da globalização, acelerou a mudança na composição das exportações brasileiras, reduzindo ainda mais o peso dos produtos agrícolas.
D. O comércio exterior brasileiro voltou a crescer, relativamente ao PIB, com a abertura comercial iniciada na década de 1990.
São verdadeiras, apenas:
a) A e B
b) A e D
c) B e C
d) C e D
e) A , C e D
                                    BOAS FÉRIAS!!!
                                     Professor Gleiz

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Laboratório

Loading...

Holanda 2 x 1 Brasil

ARQUIVO

Loading...