Avaliação de Sociologia - 1º Ano

quinta-feira, 11 de abril de 2013


 

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 1º ANO


Sociologia: entendendo as diferenças...

           As pessoas possuem um cotidiano cheio de regras. Têm horários para acordar, para dormir, para comer, para estudar, para trabalhar. Na escola você, cumpre horário. Tem que se comportar de derminada manaeira, para não ser chamado à atenção. Você já se perguntou o por quê disso? Quem faz estas regras? Quando “estranhamos” o nosso próprio comportamento e as regras que cumprimos estamos assumindo uma postura sociológica. A sociologia se preoculpa em entender como e por que as pessoas se relacionam em grupo.
             As regras que cumprimos no nosso dia a dia parecem naturais porque já existiam antes do nosso nascimento e nos habituamos com elas. Na verdade, elas foram criadas pelos próprios seres humanos, para organizar a convivẽncia em grupo. Em outras palavras, as regras tornam possível a organização da sociedade. A sociologia nos ensina que cada sociedade se comporta e se organiza de forma diferente, pois cada uma possui um modo próprio de viver, um modo próprio de fazer as regras, ou seja, uma cultura. A sociologia é uma ciência que nos ajuda a compreender o modo como nós próprios e como os outros vivem. Explicando as diferenças que existem entre os povos e como as pessoas reagem a essas diferenças, ela permite enterdermos melhor os problemas que afetam as sociedades. Entendendo os problemas sociais, podemos contribuir para modificá-los.

PARTE I - Marque a alternativa correta:

01- A __________ se ocupa em compreender e explicar o funcionamento dos grupos sociais.

a) cultura
b) sociedade
c) família
d) postura sociológica
e) sociologia

02 – A palavra ____________ é o mesmo que acostumar.

a) regra
b) cumprir
c) organizar
d) habituar
e) postura

03 - A sociologia é uma ____________.

a) atividade
b) postura
c) ciência
d) sociedade
e) regra


04 – Leia a afirmação abaixo e , com base nas informações do texto, marque (V) para verdadeiro e (F) para falsa.
( ) Cultura é o modo de ser de cada povo e inclui tudo o que os homens criam: objetos, crenças, valores, regras de convivência, conhecimento, arte, etc.

PARTE II - Observe as fotos abaixo e depois responda às quetões.



Criança - 01







  
 

 Criança – 02








 Criança - 03




05 – Que diferenças existem entre essas três crianças? Descreva as diferenças que você observou.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06 – Pelas características delas, será que vocẽ conseguiria imaginar de que países elas são? Tente e relacione os países abaixo.

Criança 01 ____________________________________________________________________
Criança 02 _______________________________________________________________________
Criança 03 _______________________________________________________________________

07 – O que mais lhe chamou atenção nas três fotografias?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08 – No texto algumas palavras possuem o mesmo significado que outras. Releia o texto e descubra que palavras possuem o mesmo significado das palavras abaixo.

a) dia a dia : ________________________
b) povos : ________________________

09 – Vimos que a divisão entre Oriente e Ocidente é principalmente a divisão entre a parte Oeste e a parte Leste da terra. Com Base nesta divisão, cite 05 países do Ocidente e 05 países do Oriente.

Ocidente:_____________, _______________, _____________, _____________ e ____________ .
Oriente:_____________, _______________, _____________, _____________ e _____________ .


10 - É comum vermos em nossa cultura muita gente dizer que é “ natural” o homem querer ter muitas mulheres e as mulheres quererem apenas um homem. Segundo este ponto de vista” homens gostam de sexo e mulheres de amor”. O que você acha disso? Você acha que é assim que as coisas acontecem? E você acha que é assim que elas devem acontecer?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






























































0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Holanda 2 x 1 Brasil